Prescrição e Fórmula única


 

MEDICAMENTO MANIPULADO,
UMA SOLUÇÃO TERAPÊUTICA PERSONALIZADA


O medicamento manipulado é uma solução terapêutica com grande diferencial para o prescritor e para o paciente, pois apresenta a possibilidade de individualização.

Cada paciente apresenta características individuais, patologias prévias diversas, utiliza as mais variadas combinações de medicamentos, sofre com a sobreposição dos sintomas e efeitos adversos dos medicamentos utilizados, enfim, manifesta arranjos e perfis individualizados e que o personalizam.

Este paciente único pode ser tratado de forma específica, com a segurança do medicamento manipulado, na dose ajustada, com a quantidade necessária para o tempo de tratamento, em formas farmacêuticas especiais, para facilitar a administração, com associações de fármacos para comodidade posológica, entre outras alternativas que podem garantir a potencialização de resultados, amenizando o sofrimento do paciente e garantindo o sucesso da terapêutica proposta.

A USO INDICADO possui uma equipe de farmacêuticos especializados, disponíveis para estudar alternativas e dar suporte ao médico e outros profissionais de saúde prescritores envolvidos na escolha de soluções personalizadas ao seu paciente.

Os medicamentos manipulados são elaborados sob rígida regulamentação legal, seguindo o processo técnico equivalente ao industrial, porém, em pequena escala e de acordo com um sofisticado controle e monitoramento de processos. Na primeira etapa de estudos, antes da industrialização, todo medicamento é obtido em laboratório, com as mesmas técnicas utilizadas na farmácia de manipulação.

Experiência profissional, soluções tecnológicas e um sistema reconhecido de qualidade, implementado em todas as etapas do processo, permitem efetivamente garantir um alto grau de segurança do medicamento manipulado na Farmácia Uso Indicado.

 

O Dr Anderson de Oliveira Filho, farmacêutico magistral e autor reconhecido, abre um de seus livros com a seguinte colocação:

“Em tempos de tecnologias sofisticadas e processos automatizados haverá aquele que possa ver na farmácia magistral, com suas técnicas artesanais para produção de medicamentos, um retrocesso ou uma volta ao passado. Diríamos então a estes que a descrição correta para esta falsa suposição seria ‘de volta ao futuro’. A razão para esta afirmação é óbvia, pois a farmácia com manipulação resgata a presença e a essencialidade do farmacêutico na farmácia, possibilita ao profissional prescritor a personalização da terapêutica, fornecendo ao paciente um medicamento ‘sob medida’, individualizado. Atende, assim, ao anseio do homem contemporâneo - o de ser tratado como ser único - na contramão da massificação imposta pela tecnologia da alta produtividade.”