Twitter
Comparte
Vídeo Institucional
Ok
Consulte seu pedido

Seu pedido possui 0 itens

Você está em: PÁGINA INICIAL - MEDICAMENTO MANIPULADO - ORIENTAÇÕES SOBRE O MEDICAMENTO HOMEOPÁTICO

MEDICAMENTO MANIPULADO

Orientações sobre o medicamento homeopático

A homeopatia é uma especialidade médica, farmacêutica, odontológica e veterinária, baseada na lei da similitude, onde as mesmas substâncias que causam determinados sintomas em indivíduos sadios são capazes de curar doenças com sintomas semelhantes, desde que utilizadas em doses menores e preparadas como medicamento homeopático. O homeopata busca a causa real da doença, por isso procura individualizar o caso e determinar as peculiaridades, levando em conta o modo de ser do paciente, para o encontro do equilíbrio. Para a homeopatia, saúde é um estado de equilíbrio entre o corpo e a mente, em suas interações com o meio ambiente. A enfermidade é resultado da reação insuficiente do organismo, mediante a doença.

No preparo dos medicamentos homeopáticos, a quantidade do princípio ativo é ínfima em relação aos medicamentos alopáticos, mas não existe comparação entre estas duas terapias, pois na alopatia o efeito está relacionado á dose da substância no medicamento e na homeopatia os medicamentos são diluídos e potencializados por meio do processo de dinamização, que produz a energia provavelmente responsável pela transferência de informações medicamentosas. O medicamento assim obtido é capaz de estimular a reação do organismo no sentido da cura. Portanto o medicamento homeopático deve ser compreendido por suas características energéticas, já que não atua diretamente no organismo por meio de átomos ou moléculas.

O medicamento homeopático não trata somente a doença, como uma sinusite, um problema de excesso de peso, depressão, etc., e sim busca o tratamento do fator ou fatores que estão ocasionando esta reação no paciente, como um todo. Uma vez extintos estes fatores, seus sintomas desaparecem de uma forma mais duradoura.

Ver mais    
Apresentações do Medicamento Homeopático
   

Os medicamentos homeopáticos podem ser utilizados nas formas líquidas ou sólidas. O mais comum é a apresentação em gotas, para a forma líquida e em glóbulos ou papéis, para a forma sólida, podendo ainda haver outras apresentações como comprimidos e tabletes. Veja as características de cada uma destas formas:

Gotas Homeopáticas

É a forma farmacêutica homeopática mais utilizada. O medicamento na forma líquida, em veículo hidroalcoólico, geralmente apresenta-se em frascos com 20 ou 30 ml. A forma líquida também é a recomendada para pacientes com intolerância à lactose e para diabéticos.

Glóbulos Homeopáticos

É a segunda preferência de administração do medicamento homeopático. É constituído de grãos de sacarose e lactose impregnados pelo medicamento. Geralmente apresentados em frascos com 20 ou 30 gr. Os glóbulos são uma alternativa na administração de medicamentos homeopáticos para pessoas com intolerância ao álcool.

Papéis Homeopáticos

São constituídos por lactose pó impregnada com o medicamento homeopático, ou por trituração, no caso de substâncias insolúveis. Sua apresentação é em pequenos envelopes, contendo 300 ou 500 mg. Também são alternativas para pessoas com intolerância ao álcool.

Ver mais    
Cuidados Especiais com Medicamentos Homeopáticos
   

Como todo medicamento deve ser usado conforme orientação médica. Em caso de dúvida, o paciente deve procurar seu médico ou farmacêutico.

O medicamento deverá ser gotejado (líquidos) ou dissolvido na boca (sólidos). Poderá também ser diluído em um pouco de água.

Ao usar medicamentos na forma sólida, usar a tampa do frasco para separar os glóbulos, comprimidos e tabletes para evitar contaminação.

O medicamento deve ser tomado longe das refeições, no mínimo meia hora antes ou após.

Se for ingeri-lo próximo à escovação dos dentes, o paciente deve fazê-lo dez minutos antes ou meia hora depois, pois mentas e cheiros fortes podem inativar a ação do medicamento homeopático.

Medicamentos homeopáticos não deverão ser guardados em locais que contenham cheiros fortes, excesso de luz, calor e umidade.

Também não podem ficar próximos a aparelhos que emitam radiações como: telefone celular, computadores, televisores.

Como todo medicamento, deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Não recomendar medicamentos homeopáticos a amigos ou parentes, nem auto medicar-se, pois esses remédios são individualizados.

Anterior Próximo
USO INDICADO - Farmácia de Manipulação
Rua Voluntários da Pátria, 1050
CEP: 96015-730 | Centro - Pelotas - RS
Telefone: (53) 3225 2221 | Email: usoindicado@usoindicado.com.br